terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Art sullivan



CORREIO DA MANHÃ

Catarina Furtado recebe cantor romântico
Sullivan em ‘A Minha Geração’

Art Sullivan regressa mais uma vez a Portugal, e ao canal que o catapultou para a fama no nosso país em meados dos anos 70: a RTP 1.

No próximo dia 14 de Dezembro, o artista belga é o convidado de Catarina Furtado no programa ‘A Minha Geração’, onde deverá cantar três dos seus grandes êxitos musicais. 'Foi graças a uma emissão importante de Fim de Ano na RTP 1, a 31 de Dezembro 1973/74, que os meus temas ‘Petit Demoiselle’, ‘Jenny’ ou ‘Viens Prés de Moi’ se tornaram grandes sucessos em Portugal', recorda à Correio TV Art Sullivan.

O cantor e compositor, de 57 anos, vai estar à conversa com Catarina Furtado no programa da estação pública que recorda êxitos de várias épocas. 'Será com imenso prazer que falarei da minha carreira', conta. Autor de temas que marcaram uma geração, Art Sullivan chegou a encher salas de espectáculos em Portugal. Em 1978 fez uma pausa nas cantigas para se dedicar a outros projectos artísticos, nomeadamente à composição e produção audiovisual. 'Quando parei de cantar fui viver para a Califórnia uns anos e formei uma sociedade de produção de audiovisuais, sobretudo de documentários. Mas a música continuou a fazer parte da minha vida', afirma. E pelo menos uma das suas produções já foi exibida em Portugal: ‘Eureka’. 'Tratava-se de documentários sobre curiosidades históricas e científicas, como por exemplo, quem inventou o papel higiénico, a pasta dentífrica, etc.. Soube que o programa foi exibido na SIC. O audiovisual, a imagem e a música fazem um casamento a três perfeito', revela o cantor.

Outra produção de sucesso da sua empresa, e que obteve um enorme sucesso em 24 países, é sobre as famílias reais. Este trabalho foi vendido para as televisões de todo o Mundo, incluindo a China. Êxito idêntico conseguiu uma outra série sobre as grandes cidades do Mundo, sendo a de Sydney (Austrália) uma das retratadas. Intitulada ‘Ontem e Hoje’, esta produção foi exibida nas televisões de 24 países. Art Sullivan voltou depois às cantigas e, em 2006, lançou um álbum de originais. A ligação de Art Sullivan a Portugal não se fica pelas suas cantigas... e produções. Ele descobriu e vai lançar um cantor português.

PERFIL

Art Sullivan, nome artístico de Marc Liénart Van Lidth de Jeude, tem 58 anos e sangue azul. É primo da princesa Matilde da Bélgica. Entre 1972-78 vendeu uma dezena de milhões de discos em França, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha, América Latina, Polónia e Holanda. Tem uma empresa de produção de audiovisuais.

TALENTO

HUGO SHANKI

O jovem talento português que Art Sullivan descobriu, Hugo Shanki, vai lançar o seu primeiro álbum produzido pelo cantor belga. O CD chega a Portugal em Março de 2009. 'Descobri o Hugo no YouTube, a cantar ‘Petit Demoiselle’ e emocionei-me com a sua interpretação', revela. O cantor convidou o jovem português da Póvoa de Varzim para ir até à Bélgica para o conhecer. Art Sullivan diz que jamais pensou que um dia se iria ocupar da carreira de alguém, mas quando ouviu a voz de Hugo pela primeira vez percebeu que ele 'tem um talento excepcional e raro' e ofereceu-se para criar as músicas para as canções do jovem. 'O álbum terá temas cantados em português e em francês', explica.

Teresa Oliveira



Art Sullivan: Petite Demoiselle Live at RTP 1 Show (2008)

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito de ter visto,o
Art Sullivan no programa da RTP
A minha geracão dos anos 70
de ouvir a cantar petiti demoiselle
uma musica que nunca mais se esquece.
Art Sullivan
obrigada pelos momentos agradaveis
que nos dás...bjs